segunda-feira, 3 de maio de 2010

Choque de Ordem no Centro de Brasilia

Choque de Ordem no centro

Lucio Bernardo

Operação retira ambulantes e flanelinhas ilegais das ruas do DF
A Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social (Seops) juntamente com a Agência de Fiscalização (Agefis) e com o apoio das Polícias Militar e Civil realizaram na semana passada (26 a 30/04) a Operação Choque de Ordem no Distrito Federal. A ação fiscalizou o comércio irregular e os guardadores de veículos não autorizados para exercer a profissão na Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) na área central de Brasília e nas cidades do DF.
A fiscalização começou na terça-feira (27) no Setor Comercial Sul (SCS), cinco equipes formadas com agentes da Seops, PMs e Agefis atuaram de ao mesmo tempo em pontos diferentes, com o intuito de flagrar as atividades irregulares. As 44 pessoas detidas foram levadas para averiguação de antecedentes criminais. De acordo com a major da PM Sheyla Sampaio, que comandou a operação o objetivo é retirar ambulantes e  flanelinhas não cadastrados na Sedest das ruas do Distrito Federal. “Vamos realizar várias operações como essa. Não só no centro de Brasília. Outras cidades do DF também vão ter fiscalizações como esta” comenta a Major.
Segundo Sheyla, as pessoas detidas não estavam presas, mas explicou: “todos passarão pela triagem aqueles casos em que for verificada a existência de passagem pela polícia vão ser encaminhados para 5ª Delegacia de Polícia, o delegado responsável pela delegacia, Laércio Rosseto, está sabendo da operação”. 
Geraldo de Souza, morador do Jardim Ingá – cidade goiana que fica a cerca de 50 km do DF- foi pego comercializando correntes de prata. Com o ambulante foram apreendidas 18 unidades da mercadoria. Ele disse que cada corrente era vendida por 15 Reais e que o dinheiro era para auxiliar na renda familiar. “Não é a primeira vez que eles ficam com toda minha mercadoria. É um prejuízo alto” diz. O homem foi liberado depois de ser identificado. Duas mulheres, quatro menores e um casal foram detidos. Um dos menores apreendidos engoliu pedras de crack no momento da abordagem e foi levado em coma para o Hospital de Base.
Na quarta-feira (28) a operação Choque de Ordem continuou na área central de Brasília. Por volta das 10 horas da manhã cerca de 80 participaram da operação retirando faixas de lugares não permitidos, faixas de propaganda ilegal nas asas Sul e Norte e na fiscalização de ambulantes e flanelinhas. Vinte guardadores de carro foram detidos e encaminhados para triagem no Núcleo de Ação Integrada, dois deles tinham mandados de prisão expedidos. Edmar Ferreira da Silva, pego com 70 chaves de veículos, era considerado fugitivo. Adriano Marques Caetano, flanelinha irregular tinha um mandado de prisão expedido. Eles foram levados para 5ª DP. Cerca de 60 pessoas foram detidas para identificação.
 A operação continua na área central da cidade em pontos diferentes das anteriores e também no Recanto das Emas, por solicitação da Administração Regional, atendendo pedidos da população. Duas pessoas foram presas por estarem comercializando CDs e DVDs piratas no Recanto das Emas. Na área central de Brasília, a operação resultou na prisão de vários flanelinhas irregulares.
A ação de fiscalização também contou com o apoio do DFTrans. As operações também visa combater o transporte pirata. De acordo com informações do Seops a operação Choque de Ordem vai continuar esta semana em outras localidades do DF. E quem quiser registrar reclamações ou fazer denúncias podem entrar em contato pelo número o 156.

Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário